Você está em:Dossiês

Vídeos

Curso de sushi

Curso de sushi: Última aula e primeiro emprego (vídeo)

10-04-2012

Por Edgardo Pacheco e imagem de Joana Mouta

Seis semanas depois os alunos fizeram-se à vida. De início eram vinte, dezanove chegaram ao fim (um falhou por anulação da matrícula). E entre os dezanove, dois ex-alunos vão estagiar para a Noruega que, misteriosamente, descobriu que os portugueses têm um jeito especial para o sushi. Neste momento há 15 portugueses a trabalhar em restaurantes de sushi na Noruega. Estamos para a Noruega como os brasileiros, há dez anos, estiveram para Portugal. Os restantes formandos vão estagiar em restaurantes portugueses.

Com maior ou menor distinção, todos os alunos estão aptos a fazer rolos e sashimi num abrir e fechar de olhos. Os defeitos, estes, só são detectados por sushiman experientes. E foi isso que aconteceu nos últimos dias do curso organizado pela empresa Everything About Sushi. O alunos foram avaliados pelos formadores internos (Paulo Morais e João Costa) e pelos sushiman externos que contrataram os formandos em regime de estágio. Cada aluno criou um prato de combinados de sushi e sashimi, com tempos cronometrados. No final, os chefs avaliaram o trabalho, em parâmetros que iam da técnica (consistência do rolo) ao recheio (pouco, excessivo ou equilibrado) passando pela precisão do corte do peixe. A criatividade contava pouco porque, por mais que os alunos pedissem autorização para inventar, Paulo Morais cortava-lhes o ímpeto de imediato. “Limitem-se a fazer o elementar bem feito. Para criações e asneiras têm muito tempo pela frente”, dizia.

Fechado o primeiro curso, segue-se outro. Em Julho. E, pelo que sabemos, já sobram poucas vagas.

Deixar Comentário

Por favor faça Login/Registo para comentar este artigo.

comentários

Mais Dossiês





Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.