Você está em:Dossiês

Vídeos

Iniciativa

SÁBADO e embaixada alemã discutiram queda do Muro de Berlim

19-11-2014

Transmitimos, em directo, o debate com Nuno Rogeiro, José Pacheco Pereira, Afonso Cruz, e o embaixador da Alemanha, no Goethe Institut. Agora, pode ver aqui o vídeo da conferência

Para comemorar os 25 anos da queda do Muro de Berlim, a SÁBADO e a Embaixada da Alemanha promoveram uma discussão sobre o tema, no auditório do Goethe Institut, a 6 de Novembro.

A mesa de oradores contou com dois cronistas da revista SÁBADO, o historiador José Pacheco Pereira e o politólogo Nuno Rogeiro, acompanhados pelo embaixador da Alemanha em Lisboa, Ulrich Brandenburg. A discussão foi moderada por Rui Hortelão, director da revista SÁBADO.

Pacheco Pereira considerou que a queda do muro, a 9 de Novembro de 1989, e o 25 de Abril de 1974, em Portugal, foram os dois grandes acontecimentos testemunhados pela sua geração. E Nuno Rogeiro alertou para o perigo de, na ausência do muro, surgir uma amnésia sobre o que aconteceu durante os 28 anos em que os alemães estiveram divididos pelo muro.

O escritor e ilustrador Afonso Cruz, que realizou recentemente uma viagem de pesquisa a Berlim, também participou na discussão, com impressões actuais sobre a cidade e histórias do antes, durante e depois da queda do muro, que recolheu de vários alemães.

O embaixador Ulrich Brandenburg ressalvou o esforço que foi feito pelo país para, após 1989, homogeneizar as condições de vida das pessoas das duas alemanhas.

Clique na imagem seguinte para ler mais e ver a segunda parte da conferência.

Deixar Comentário

Por favor faça Login/Registo para comentar este artigo.

comentários

Mais Dossiês





Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.