Protocolo
Crónica: Protocolo Multicultural: Alemanha
Tornou-se (mais do que) um lugar-comum afirmar que a Alemanha manda na Europa. Também por isso, mas não só, vale a pena tentar conhecer um pouco melhor esta cultura. Então, elencam-se algumas características do povo alemão no que respeita ao relacionamento em âmbito profissional.
• O primeiro aspecto a destacar é a relação dos Alemães com o tempo. Os Alemães são considerados o mais pontual de todos os povos e, se um estrangeiro chegar atrasado a uma reunião (mesmo que alguns minutos), será de imediato “lembrado” desse atraso. Além da pontualidade, os prazos devem ser rigorosamente cumpridos, sendo este cumprimento entendido como um sinal de credibilidade e seriedade. Outro aspecto que apreciam é a realização de uma tarefa de cada vez (não são dotados da capacidade de desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo, como os Latinos). O tempo é considerado como fundamental porque se relaciona muito directamente com o factor organização.
• Consideram-se a si próprios como honestos e rigorosos e esperam o mesmo comportamento dos demais. As empresas alemãs são frequentemente tradicionais, detentoras de pesadas estruturas, dominadas por rígidos sistemas de gestão. Os procedimentos de comunicação em muitas organizações continuam a ser verticais, a estrutura hierárquica é rígida, mas respeitada.
• Os Alemães fazem questão de separar vida privada de vida profissional. Sentem-se particularmente orgulhosos pela posse de certos bens: casas de sólida construção, móveis de boa madeira, automóveis com tecnologia de topo. A solidez é um princípio que perseguem em todos os aspectos da sua vida.
• Não são facilmente impressionáveis por aspectos visuais. A informação deve ser rigorosa, completa, fiável, recorrendo a elementos factuais.
• O padrão de comunicação dos Alemães baseia-se num estilo franco, directo, aberto, forte. Não são considerados muito diplomáticos e nem sempre são corteses. Os argumentos baseiam-se na lógica e no racional, não no emocional. Não é frequente que em ambiente profissional recorram ao humor e podem não aceitar bem que os interlocutores estrangeiros o façam. Contudo, são bons ouvintes, pois gostam de aprender e de absorver o máximo possível de informação. Este registo de comunicação, naturalmente, reflecte-se no vestuário, formal e sério.
• Numa reunião de trabalho, as precedências na ocupação de lugares e na ordem de intervenções são cumpridas. Está fora de questão que se apresentem mal preparados numa sessão de trabalho e não aceitam que os interlocutores o façam.
• Consideram-se a si próprios mais eficientes do que os demais e dificilmente alguém os convencerá do contrário.
• Prestam particular atenção aos detalhes pelo que a paciência nos interlocutores é uma característica necessária.
• Num processo comercial, os tradicionais aspectos como as especificidades do produto, os preços e os prazos de entrega são os factores mais relevantes. Mas, no final da negociação, esperarão sempre ter obtido o preço mais baixo.
• Devem-se utilizar os apelidos e respeitar todos os títulos. A formalidade é entendida como um sinal de respeito.
• Os Alemães orientam a sua acção para o futuro e não agem em busca de resultados imediatos. Preferem processos completos a processos rápidos.
• É claramente uma cultura não táctil. A distância social ideal deve ser superior a um metro e não é suposto que as pessoas se toquem enquanto falam.
• As regras, as instruções, as indicações existem para serem cumpridas. As promessas devem sempre ser satisfeitas, sob pena de se cair em descrédito.
• Com frequência os Alemães julgam que os demais povos simplificam tudo excessivamente. Este factor faz com que os estrangeiros os considerem como um povo aborrecido e complicado.
• São dotados de um enorme sentido de dever.
Cristina Marques Fernandes