Você está em: Homepage / Arquivo / Última Hora / Mundo

Notícias » Mundo

Alterar tamanho de letra

Mundo

Mali: Radicais islâmicos destroem mausoléus

10-07-2012

1 de 1 notícias em Mundo

Os radicais islâmicos que controlam Timbuktu, no noroeste do Mali, estavam esta terça-feira a destruir os dois mausoléus da maior mesquita da cidade, classificada como património mundial em risco, informaram testemunhas à agência 'France Presse'.

Por Correio da Manhã

"Actualmente, os islamitas estão a destruir dois mausoléus da grande mesquita de Djingareyber de Timbuktu. Disparam para o ar para afastar a multidão, para a assustar", declarou uma das testemunhas, adiantando outra que eles estavam a utilizar "enxadas" e "cinzéis"."Os dois mausoléus estão junto à parte oeste do muro externo da grande mesquita e os islamitas têm enxadas, cinzéis, batem com força nos mausoléus que são de terra calcária. Dizem que vão destruir tudo", afirmou um próximo do imã da mesquita.Segundo uma outra testemunha, os radicais islâmicos, aos gritos de "Allah Akbar" (Deus é grande), "atacam os mausoléus da mesquita que estão entre os mais importantes de Timbuktu. Adiantou que são "numerosos e cortaram as duas principais vias que conduzem à mesquita".Esta testemunha afirmou que os radicais pediram a uma equipa da televisão do Qatar Al-Jazeera que se encontram em Timbuktu para "filmar a cena".A 1 e 2 de Julho, os radicais islâmicos do grupo armado Ansar Dine (Defensores do islão), que controlam a cidade há mais de três meses, destruíram sete dos 16 mausoléus de santos muçulmanos de Timbuktu e danificaram a porta sagrada de uma outra mesquita, causando indignação no Mali e no estrangeiro.

Comentários





Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.