Você está em: Homepage / Comentário de António Ferreira

Notícias » Artes

Alterar tamanho de letra

Hollywood

Análise de de António Ferreira

05-03-2010, por SÁBADO

1 de 1 notícias em Artes

O realizador português fez uma antevisão da cerimónia dos Óscares e partilhou a sua opinião quanto a possíveis vencedores

O realizador de Respirar (Debaixo de Água) e Esquece Tudo o Que Te Disse, analisa os filmes em competição na próxima edição dos Óscares em exclusivo para o site da SÁBADO.

Antevisão dos Óscares

Este ano, pela primeira vez, os Óscares nomeiam dez filmes para a categoria de Melhor Filme, o que nos poderá fazer pensar que o resultado final seja mais difícil de adivinhar do que em anos anteriores.

Todavia,  não me parece que venha a ser este o caso, pois quer pelo fenómeno mundial que foi (e ainda é), quer pelas características do filme, será muito provavelmente “Avatar” a conquistar a estatueta para melhor filme, deixando tudo o resto a milhas.

A Academia dos Óscares nunca foi de grandes surpresas e como neste tipo de coisas ganha quem reúne o consenso mais alargado, julgo que será o filme de James Cameron o eleito. Pessoalmente, preferiria o filme de Quentin Tarantino “Sacanas Sem Lei”, que na minha opinião fez uma das melhores obras da sua carreira, com excelentes interpretações, uma história muito bem construída e ainda melhor realizada.

Seria até uma excelente recompensa para Tarantino, que felizmente parou (nem que seja por pouco tempo) de fazer “filmes de karaté”, com sequências de porrada e a jorrar sangue até ao mais profundo aborrecimento, como foram os “Kill Bill”. Mas será muito difícil que Quentin Tarantino consiga conquistar o prémio.

Na categoria de melhor filme estrangeiro, penso que o mais forte candidato é “O Laço Branco”, de Michael Haneke, que já ganhou a Palma de Ouro em Cannes e os Prémios Europeus de Cinema. Realmente só falta o Óscar para o hat-trick deste realizador, já com uma longa carreira e que quase nunca passou despercebido com os filmes que fez.

[ler mais]

Comentários





Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.